O Teatro Arthur Azevedo sempre foi uma das jóias mais raras da arquitetura teatral brasileira.  
O passar do tempo foi inclemente com a belíssima casa de espetáculos da capital do Maranhão. À ação do tempo vieram juntar-se algumas reformas apressadas que comprometeram a concepção original e única do Arthur Azevedo. Isso, sem contar os equipamentos envelhecidos, ultrapassados, inúteis ou inexistentes. 
 Quem o viu assim, alquebrado e acabado, não consegue acreditar no que vê agora. 
    O Teatro Arthur Azevedo virou motivo de orgulho. A Parente Construtora, responsável pela obra, cuidou de cada pequeno detalhe com carinho, dedicação e profissionalismo. A população de São Luis está recebendo de volta um novo, novíssimo, moderníssimo teatro. Reformado e ampliado com precisão e rigor. Restaurado com emoção e arte. Equipado com a tecnologia mais avançada que existe. 
    Modéstia à parte, nossa obra, o Teatro Arthur Azevedo é, hoje, o melhor teatro do Brasil. 

 

Especificações Técnicas...

  • Modemas tesouras em viga metálica sustentam o novo telhado - com telhas de cerâmica prensada assentadas sobre chapas  termo-acústicas impermeabilizadas. Tudo produzido sob rigoroso controle de qualidade da Parente Construtora,

 

  • O prédio, localizado em estreita esquina, ganhou ambiência com a ampliação das calçadas em pedras portuguesas e com o novo calçamento em paralelepipedos da Rua Godofredo Viana.

 

  • A iluminação monumental da fachada e do telhado valoriza adequadamente a arquitetura e incorpora o teatro à paisagem notuma . da cidade. Além disso, é de se destacar a brilhante solução de , iluminação extema criada por Peter Gasper para os lampiões antigos do entomo do prédio.

 

  • A fachada ganhou novas e belas cores, que valorizam detalhes decorativos como o fascinante gradil rendilhado das sacadas do salão nobre. Expositores de cartazes de espetáculos e rampas de acesso para deficientes fisicos foram incorporados.

 

  • A nova fachada do anexo, em vidro espelhado, proporciona unia resposta contemporânea que enriquece o diálogo arquitetônico.

 

  • O foyer, restaurado em seus menores detalhes, ganhou novo piso - de belo desenho - em pedras nobres, ricos lustres de época e incorporou-se ao condicionamento central de ar. Janelas e portas intemas em blindex transformaram o espaço em "vitrine" do Arthur Azevedo.

 

  • Uma loja de souvenirs, livros, obras de arte e artigos relacionados a música foi instalada, com entrada independente, à esquerda do foyer. Seu modemo, prático e eficiente mobiliário foi criado pela equipe de arquitetos da Parente Construtora.

 

  • A bilheteria, totalmente informatizada, incorporou recursos revolucionários, como a possibilidade de acompanhar, em um monitor, a visão do palco a partir da poltrona escolhida. A bilheteria também tem entrada independente, à direita do foyer.

 

  • O salão nobre foi totalmente reconstruído a partir de fotos antigas com o resgate, inclusive, de antigos óculos arquitetônicos*. Os móveis e objetos existentes foram restaurados e receberam a companhia de outros móveis de época. Ricas cortinas e raros tapetes completam sua decoração.

 

  • O Teatro Arthur Azevedo ganhou um amplo e bem equipado salão versátil, sobre o salão nobre. Paredes espelhadas, barras de apoio, elevação do pé direito, piso em madeira de lei instalado com todo o rigor técnico e tratamento acústico adequado permitem sua utilização para pequenas audições, aulas, ensaios, justificando a nova denominação "versátil" desse espaço.

 

  • A platéia, em clássico formato de ferradura, foi totalmente redimensionada. E ganhou detalhes que compõem um deslumbramento.

 

  • As poltronas foram restauradas, aproveitando sua estrutura original e incorporando conceitos modemos de conforto obedecer a concepção original do teatro.

  • O lustre monumental ganhou mobilidade comandada por equipamentos eletrônicos.
    Além disso, a adoção de avançada tecnologia oferece padrões ideais de acústica.

 

  • 4 canhões a laser, 8 canhões varilight, 240 projetores e nova ilurninação de ribalta, tudo controlado por moderníssimos computadores, compõem o melhor sistema de iluminação teatral do Brasil.

 

  • Caixas acústicas de alta potência e excelente performance, compactas, ocultas na arquitetura, possibilitam a adaptação para os espetáculos de música popular.

 

  • Todos os espaços do Teatro Arthur Azevedo - à exceção da cozinha e do refeitório - foram climatizados. Isso significa Todos os espaços do Teatro Arthur Azevedo - à exceção da cozinha e do refeitório - foram climatizados. Isso significa aproximadamente 15.000m  de área refrigerada por um sistema a água gelada, uma das tecnologias de refrigeração mais avançadas que existe.
  • Novos elevadores permitiram a mobilidade de áreas do palco e criaram o necessário - e até então inexistente - fosso de orquestra. lsso exigiu escavações que ampliassem o espaço sob o tablado do palco e a elevação da altura do urdimento.
  •  Um modemo sistema eletrônico de controle de varas de cenário e cidorama proporcionaram uma caixa cénica de mobilidade e agilidade únicas.
  •  A instalação e os equipamentos do estúdio de gravação, em 24 canais obedeceram os padrões mais exigentes de acústica e mais modemos de tecnologia e permitirão gravações com avançada qualidade digital.
  •  Equipamento de vídeo de última geração composto de câmeras, ilha de edição com variados e inéditos efeitos e monitores de reprodução com, inclusive, gravação em CD-ROM Digital permitem o funcionamento de um complexo e completo sistema de acompanhamento de espetáculo por todos os envolvidos em sua realização - a partir, inclusive, dos camarins - e o controle rigoroso de qualidade e timing.
  •  A ampliação da carpintaria e da adereçaria, com a construção de urdimento para montagem de cenário e a criação de acesso direto ao palco agilizaram e eficientizaram sua ação.
  •  O novo bar, no anexo, adotou soluções arquitetônicas avançadas e sofisticado acabamento e foi equipado com um monitor gigante que reproduz a ação do palco.
  •  Uma das melhores salas de dança do mundo, com 250 m2, foi equipada com espelhos de 3,6 metros de altura, iluminação especial para aulas e ensaios, circuito intemo de vídeo para análise de auto-desempenho pelos bailarinos e cabine de controle para coreógrafo.
  •  12 camarins foram equipados de acordo com suas destinações, de forma a suprir todas as necessidades de seus ocupantes.
  •  Nova cozinha e novo refeitório foram construidos e equipados para atender à demanda de funcionários e artistas.
  •  Novas e bem planejadas escadas de segurança e modemo sistema de prevenção e combate a incêndios, além de um potente gerador de eletricidade de acionamento automático foram instalados.
  •  Um espaço administrativo independente foi incorporado através da adaptação de um imóvel anexo. . Tudo, cada detalhe, cuidado com rigor e com carinho pela equipe de arquitetos, engenheiros e operários  da Parente Construtora.

ACÁCIO GIL BORSOI e JANETE COSTA formam uma das duplas de arquitetos mais talentosas do Brasil. Há mais de vinte anos,a Parente Construtora convive em suas obras com a competência desses dois artistas. Essa parceria, que, de certa forma, tem influenciado mutuamente o trabalho da construtora e de "seus" arquitetos, voltou a se estabelecer na obra de ampliação, reforma e restauração do

Teatro Arthur Azevedo.


E muito da excelência do resultado atingido deve-se a isso.

Construtora Lourival Sales Parente Ltda .
Avenida Frei Serafim, 2748
CEP 64001-500
 Teresina, Pl
Telefone: (086) 222-3444
Fax: (086) 223-4913